Imprensa

Integrando a Família reforça vínculos e aproxima empregadose familiares da rotina na CMOC

Em 2025, a CMOC Brasil retomou o programa Integrando a Família, iniciativa que já acontecia em ciclos anteriores e que volta renovada, fortalecendo a relação entre empregados, familiares e a cultura da empresa. Ao reabrir as portas de suas unidades para receber os parentes de seus profissionais, a CMOC reafirma seu compromisso com o diálogo transparente, o acolhimento e o orgulho de pertencer.

A cada edição, grupos de familiares têm a oportunidade de vivenciar um dia especialmente planejado para apresentar o cotidiano da CMOC. Desde o início desta retomada, em agosto, o programa já percorreu diversas operações, com 191 participantes. Na unidade de Fosfatos em Ouvidor, por exemplo, 47 pessoas participaram da visita; na unidade de Nióbio o encontro recebeu 28 visitantes; em Cubatão (SP), que possui uma planta química de Fosfatos, foram 34 familiares; na Mina Boa Vista, 21 pessoas acompanharam a programação; e, na unidade de Fosfatos em Catalão, foram 61 participantes.

O dia começa com recepção, entrega de kits de boas-vindas e um café de integração que abre espaço para troca e proximidade. Logo depois, os visitantes assistem ao vídeo institucional e passam pela integração de Segurança, etapa essencial para garantir que todos compreendam e sigam os protocolos adotados nas áreas operacionais.

Pela manhã, o grupo acompanha apresentações sobre a trajetória da CMOC no Brasil e no mundo, sua cultura corporativa, compromissos ESG, investimentos sociais e ambientais, além de informações sobre programas de desenvolvimento e benefícios voltados aos empregados e suas famílias. Também são compartilhados projetos e práticas que evidenciam o impacto positivo da companhia nas comunidades vizinhas.

No período da tarde, os visitantes percorrem as instalações operacionais, conhecendo de perto usinas, áreas de mina, mirantes e ambientes que fazem parte do processo produtivo. É nesse momento que muitos familiares conseguem visualizar, pela primeira vez, o cotidiano profissional dos seus parentes – e é também quando surgem emoções marcantes.

Entre empregados e seus familiares, o sentimento de orgulho e conexão é constante. Cristina Araújo, Técnica de Laboratório Sênior da CMOC, enfatizou a satisfação de receber o marido e a filha na visita e de apresentar a eles sua rotina profissional. “Para mim é um motivo de muito orgulho poder recebê-los no meu ambiente de trabalho e vendo, assim de perto, as minhas atividades”, destacou. Sua filha, Letícia, não escondeu a alegria diante da experiência e reforçou o valor do momento compartilhado: “Estar aqui com a minha família é muito importante para mim”, disse.

A mesma sensação apareceu em outras famílias. Gabriel Vicente, filho de Alexandre Lourenço, Coordenador de Mina e Ativos Minerários, revelou o entusiasmo de conhecer o ambiente de trabalho do pai. “É a primeira vez que eu venho na CMOC e estou gostando bastante de conhecer o ambiente de trabalho”, disse. “Todo mundo é muito receptivo e tem ensinado bastante para a gente aqui. Tenho expectativa de voltar aqui no futuro. Quem sabe, né?”, concluiu Gabriel.

O programa também inspira novas trajetórias profissionais. Laís da Silva, irmã de Laura da Silva, Engenheira de Processos Pleno da CMOC, celebrou a oportunidade de conhecer de perto a área em que deseja atuar. “Agora estou começando o curso técnico em Mineração no ensino médio. É muito bom ver pessoalmente com o que a minha irmã trabalha, o que ela ama fazer”, destacou Laís. Orgulhosa, Laura reforçou a importância de proporcionar essa vivência à irmã justamente no início de sua formação. “Ter a oportunidade de trazê-la para o ambiente, bem no início da escolha dela, é muito importante. Achei uma oportunidade muito boa e fiz questão de trazê-la para estar aqui comigo hoje”, contou.

Ao final das visitas, a percepção geral é de que o programa fortalece laços e potencializa o sentimento de pertencimento. Para Thalys Rezende, Gerente-Adjunto de Recursos Humanos, a iniciativa representa um passo essencial na aproximação entre empresa e família: “Este programa representa um marco na nossa convivência com os familiares da empresa. E também saber que, da mesma forma como os empregados vêm trabalhar com felicidade no dia a dia na CMOC, eles também conheçam que nós, como empresa, temos orgulho de ter cada um deles conosco aqui.”