O nióbio é um metal estratégico importante, cujas principais áreas de consumo incluem: aço estrutural de alta resistência com baixa liga, aço automotivo, aço para construção pesada, aço para pontes, aço para a indústria do petróleo e materiais magnéticos amorfos.
Usado para reforçar a estrutura dos veículos, tornando o aço mais leve e resistente, além de melhorar o desempenho de baterias e estruturas de veículos elétricos.
Usado para tubulações e equipamentos, garantindo maior resistência à corrosão, altas temperaturas e pressão, aumentando a durabilidade e segurança.
Usado em aços de alta resistência para estruturas mais leves, duráveis e seguras, permitindo edificações mais altas, pontes mais resistentes e redução no uso de materiais.
Adicionado ao aço para aumentar sua resistência mecânica, durabilidade e resistência à corrosão, permitindo a produção de ligas mais leves e eficientes.
Usado em superligas para motores a jato e componentes estruturais, proporcionando alta resistência a temperaturas extremas, leveza e maior eficiência no desempenho das aeronaves.
eletroeletrônicos (capacitores de alta performance e supercondutores), medicina (implantes cirúrgicos e próteses), energia (turbinas e equipamentos de energia renovável).
Início do beneficiamento de nióbio em Ouvidor (GO)
De nióbio produzidos em 2024
produtora de ferronióbio do mundo.