Criado para aproximar o cuidado em saúde das famílias que vivem no campo, o projeto Saúde na Roça, desenvolvido pela CMOC Brasil, tem levado atendimento médico e odontológico básico a 14 comunidades rurais de Catalão e Ouvidor, no sudeste goiano. A iniciativa nasceu a partir de um diagnóstico detalhado sobre os desafios enfrentados por essas populações, como dificuldades de deslocamento até os centros urbanos e alta incidência de doenças crônicas.
Com unidades móveis equipadas, o projeto oferece consultas com clínico geral, serviços de enfermagem, coletas de exames de check-up com encaminhamento para especialistas e atendimento odontológico preventivo. Além disso, promove educação em saúde e ações de prevenção, sempre com foco no cuidado contínuo, humanizado e adaptado ao modo de vida rural.
Entre junho, mês do início da operação, e novembro, o Saúde na Roça já realizou 574 atendimentos médicos, coletou 157 exames, encaminhou esse mesmo número de pacientes para especialistas e prestou ainda 114 atendimentos odontológicos. Esses resultados reforçam o impacto direto da iniciativa na rotina das comunidades rurais.
A percepção das comunidades confirma a transformação promovida pelo projeto. A professora Daniela Rezende, gestora da Escola Municipal Maria Bárbara Sucena, na comunidade da Cisterna, destaca o caráter humano da iniciativa ao comentar: “É um projeto, que além de estar atendendo as pessoas, é respeitoso, porque atende o ser humano com dignidade”, disse Daniela. “Uma coisa é dizer eu faço pelo ser humano, outra coisa é dignificar o ser humano, e o Saúde na Roça faz isso”, conclui.
Já para o senhor Marcelo, morador da comunidade Ribeirão Samambaia, a chegada do atendimento perto de casa representa um alívio para a rotina no campo. Ele avalia: “A vida da roça é muito difícil, a gente precisa ir à cidade resolver as coisas. Agora, como tem isso na região, é uma boa coisa que a CMOC trouxe para o pessoal daqui, é muito bom”. Em seguida, acrescenta: “Eu trouxe a minha menina hoje, ela está aqui no dentista. Para a gente ir lá na ‘rua’, é muito difícil. Aí a gente tem que aproveitar as oportunidades, né?”
Ao levar assistência diretamente às comunidades, o Saúde na Roça fortalece vínculos, promove equidade e reforça o compromisso da CMOC com o desenvolvimento social sustentável nos territórios onde atua. A iniciativa integra uma estratégia mais ampla da empresa voltada à promoção da saúde e da qualidade de vida nos territórios onde atua. A CMOC realiza anualmente campanhas de vacinação em parceria com o poder público, por meio da “Campanha da boa vizinhança”, e investiu quase R$ 400 mil na reforma das enfermarias do SUS da Santa Casa de Catalão, entregando um espaço mais seguro, confortável e acessível para os pacientes atendidos pela rede pública de saúde.